APRESENTAÇÃO


Desde o ano de 2007, o Funk da Paz tem realizado junto a jovens de comunidades periféricas das cidades capixabas, oficinas de letra e rima através de projetos e programas sociais, bem como realizado eventos que tem dado voz para que diversos jovens músicos da Grande Vitoria possam expressar seus talentos em um Funk consciente que busca retratar questões voltadas à vida das comunidades, mostrando a realidade dura vivida dia a dia pelos seus moradores.

Nosso Mascote
O funk tem sido rotulado pela mídia como um produto marginal, musicalmente precário, associado à criminalidade, com forte apelo sexual e que faz apologia ao tráfico de drogas. Tal imagem além de ser generalista, reforça uma visão preconceituosa sobre a periferia, tendo em vista que no Brasil este gênero musical tem raízes nos guetos e favelas.

Ocorre que algumas facções e grupos descomprometidos com a sociedade, tem se apropriado do ritmo funk e produzido letras com mensagens negativas. Por conta disso, classificar o funk como um propagador do crime e da violência urbana é um reducionismo exagerado, afinal, se pensarmos o funk como expressão cultural das massas, estilo de música popular que questiona, provoca e denuncia a realidade de uma classe, poderemos reclassificá-lo como elemento da diversidade inerente ao povo brasileiro.

Além disto, o funk também pode ser compreendido como um tipo de expressão juvenil com forte identidade, ou seja, possui um estilo próprio de se vestir, de falar, de dançar. Essa especificidade de comportamento foi constatada por Juarez Dayrell:

Assim, a escolha pelo funk expressa determinada forma de vivenciar a condição juvenil, com ênfase na diversão e na alegria que os bailes representam. (Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002).

Nesse sentido, o Funk da Paz propõe uma alternativa positiva à imagem nociva com que o Funk foi rotulado. Em sua proposta de atuação com a juventude, o Funk da Paz utiliza dessa linguagem musical e cultural para promover uma reflexão sobre a mensagem negativa que os ditos “proibidões” têm disseminado, buscando construir outras letras mais conscientes e politizada.


Outra característica do Funk da Paz é a militância pela promoção da cultura da paz. Vale ressaltar que não se pretende impor um modo de vida estranho aos que jovens participantes vivenciam, com atitudes e valores padronizados, mas sim viabilizar outro olhar sobre sua realidade e a sociedade na qual está inserido, bem como apontar possibilidades, de forma a contribuir na construção de atitudes diferentes diante de seu mundo, sem que perca ou anule sua identidade.


OBJETIVOS

  • Capacitar jovens MCs para produzirem músicas com o foco do Funk da Paz;
  • Realizar laboratórios e ensaios de aperfeiçoamento;
  • Formar artistas promotores da cultura da paz;
  • Proporcionar visibilidade para jovens artistas através de apresentações públicas e gravação de suas músicas;
  • Combate a inserção de jovens na criminalidade.

NOSSO ARQUIVO